INFORMAR PARA DESESTIGMATIZAR
(INFORM TO DESTIGMATIZE)
Universidade do Minho – Escola de Medicina
Universidade do Minho – Escola de Medicina
Universidade Autónoma de Lisboa
ISPA – Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
Universidade Nova de Lisboa – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
TEACHER
Ana Margarida Barreto
Universidade Católica Portuguesa – Faculdade de Ciências Humanas
TEACHER
Ana Rita Oliveira Goes
Universidade Católica Portuguesa – Faculdade de Ciências Humanas
Universidade Nova de Lisboa – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Universidade Nova de Lisboa – Nova Medical School
AUTHORS
Sara Aguiar
Cátia Coelho
TEACHER / ADVISOR
Ana Margarida Barreto
Maria João Avelino
Escola Superior de Enfermagem de Lisboa
AUTHORS
Maria Alves
Mónica Sousa
TEACHER / ADVISOR
Francisca Gertrudes Manso
Universidade de Coimbra – Faculdade de Economia
Universidade de Aveiro – Departamento de Ciências Médicas
AUTHORS
Marta Estrela
Daniel Gomes
TEACHER / ADVISOR
Maria Teresa Herdeiro
Nuno Pombo
Instituto Politécnico de Beja – Escola Superior de Saúde
AUTHORS
Tiago Segurado
Clara Rações
TEACHER / ADVISOR
Ana Clara Nunes
Universidade de Coimbra – Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação
Universidade de Coimbra – Faculdade de Medicina
AUTHORS
Inês Leal
Margarida Tomé
Joana Rodrigues
Mariana Argel
TEACHER / ADVISOR
Paula Cristina Freitas
Maria João Martins
Universidade Europeia
Universidade Lusófona – Escola de Psicologia e Ciências da Vida
AUTHORS
Ana Pedroso
Sílvia Carvalho
TEACHER / ADVISOR
Amadeu Quelhas Martins
Instituto Politécnico de Bragança – Escola Superior de Saúde
AUTHORS
Cláudia Gonçalves
António Gomes
TEACHER / ADVISOR
Ana Maria Galvão
Maria José Gomes
Universidade Nova de Lisboa – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
AUTHORS
Daniela Gonçalves
Maria Carlos
Rui Dias
Beatriz Ferreira
Maria Lopes
TEACHER / ADVISOR
Ana Margarida Barreto
Escola Superior de Enfermagem de Lisboa
AUTHORS
Vanessa Domingos
Sandra Paranhos
TEACHER / ADVISOR
José Manuel TáTá Falé
The 2nd Conference had a distinguished panel of guests who debated Mental Health issues from a clinical, economic, political, fiscal and social point of view.
The need to take concrete actions towards greater mental health was the main discussion. To promote literacy, create educational policies and the role of health professionals in a higher rate of acceptance and earlier diagnosis of the disease were some of the taken conclusions.
A necessidade de tomar medidas concretas em prol de uma maior literacia em saúde e melhoria da qualidade de vida do utente foi a discussão transversal a par com medidas preventivas para uma menor incidência da dor na comunidade.
The stigma was described by Erving Goffman has “an attribute that is deeply discrediting” that reduces someone “from a whole and usual person to a tainted, discounted one”.
The Survey on Stigma in Mental Health sought to produce exploratory data on the stigma that exists among university students, in Portugal, regarding mental health.
The purpose of this survey was to promote knowledge about stigma and, thereby, raise awareness and draw attention to this issue.
The survey had students from 154 higher education institutions (universities and polytechnic), both public and private and 176 courses which were grouped in 10 scientific fields.
Universidade do Minho – Escola de Medicina
Universidade Autónoma de Lisboa
ISPA – Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
Universidade Nova de Lisboa – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
DOCENTE
Ana Margarida Barreto
Universidade Católica Portuguesa – Faculdade de Ciências Humanas
DOCENTE
Ana Rita Oliveira Goes
Universidade Católica Portuguesa – Faculdade de Ciências Humanas
Universidade Nova de Lisboa – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Universidade Nova de Lisboa – Nova Medical School
AUTORES
Sara Aguiar
Cátia Coelho
DOCENTE / ADVISOR
Ana Margarida Barreto
Maria João Avelino
Escola Superior de Enfermagem de Lisboa
AUTORES
Maria Alves
Mónica Sousa
DOCENTE / ADVISOR
Francisca Gertrudes Manso
Universidade de Coimbra – Faculdade de Economia
Universidade de Aveiro – Departamento de Ciências Médicas
AUTORES
Marta Estrela
Daniel Gomes
DOCENTE / ADVISOR
Maria Teresa Herdeiro
Nuno Pombo
Instituto Politécnico de Beja – Escola Superior de Saúde
AUTORES
Tiago Segurado
Clara Rações
DOCENTE / ADVISOR
Ana Clara Nunes
Universidade de Coimbra – Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação
Universidade de Coimbra – Faculdade de Medicina
AUTORES
Inês Leal
Margarida Tomé
Joana Rodrigues
Mariana Argel
DOCENTE / ADVISOR
Paula Cristina Freitas
Maria João Martins
Universidade Europeia
Universidade Lusófona – Escola de Psicologia e Ciências da Vida
AUTORES
Ana Pedroso
Sílvia Carvalho
DOCENTE / ADVISOR
Amadeu Quelhas Martins
Instituto Politécnico de Bragança – Escola Superior de Saúde
AUTORES
Cláudia Gonçalves
António Gomes
DOCENTE / ADVISOR
Ana Maria Galvão
Maria José Gomes
Universidade Nova de Lisboa – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
AUTORES
Daniela Gonçalves
Maria Carlos
Rui Dias
Beatriz Ferreira
Maria Lopes
DOCENTE / ADVISOR
Ana Margarida Barreto
Escola Superior de Enfermagem de Lisboa
AUTORES
Vanessa Domingos
Sandra Paranhos
DOCENTE / ADVISOR
José Manuel TáTá Falé
A 2.ª Conferência subordinada ao tema “Viver com Doença Mental Grave” contou com um painel de ilustres convidados que debateram a problemática do ponto de vista clínico, económico, político, fiscal e social.
A necessidade de tomar medidas concretas em prol de uma maior saúde mental foi a discussão transversal. A necessidade de promover a literacia, criar políticas educativas e o papel dos profissionais de saúde numa maior taxa de aceitação e diagnóstico precoce da doença foram algumas das conclusões retiradas.
A necessidade de tomar medidas concretas em prol de uma maior literacia em saúde e melhoria da qualidade de vida do utente foi a discussão transversal a par com medidas preventivas para uma menor incidência da dor na comunidade.
O estigma é definido por Erving Goffman como “um atributo profundamente onoroso…” cujo portador “…é reduzido, nas nossas mentes, de uma pessoa completa e normal para uma pessoa maculada, diminuída”.
O Inquérito sobre Estigma em Saúde Mental pretendeu produzir dados exploratórios sobre o estigma existente junto do público universitário, em Portugal.
Este inquérito teve como objetivo promover conhecimento sobre estigma e, por essa via, sensibilizar e chamar a atenção para esta temática.
O Inquérito contou com representação de 154 instituições de ensino superior, universitário e politécnico, público e privado, de 176 cursos agrupados em 10 áreas.