FAQS

Sobre a participação e inscrição

É possível a participação de estudantes estrangeiros em regime de intercâmbio académico?

Sim. O concurso é aberto a estudantes universitários inscritos numa instituição de ensino superior portuguesa ao nível de licenciatura, pós-graduação e mestrado. Os estudantes de intercâmbio poderão participar desde que provem que, no respetivo ano letivo, estão inscritos numa instituição de ensino superior portuguesa.

Podem ser formados grupos com elementos de diferentes universidades e cursos?

Sim. A participação de grupos multidisciplinares não só é aceite como incentivada, pois potencia a produção de trabalhos mais completos e pontos de vista abrangentes.

É possível a participação de estudantes que tenham terminado no ano letivo anterior?

Não. Os participantes têm de estar inscritos no presente ano letivo numa instituição de ensino superior em licenciatura, pós-graduação ou mestrado.

É possível concorrer em dois grupos diferentes?

Não, os concorrentes podem apenas participar com um único projeto por edição.

Podem participar estudantes de outras áreas que não sejam das áreas indicadas no regulamento?

Sim, desde que a sua participação se revele importante para a produção de projetos sobre o mote do Concurso.

É possível apresentar trabalhos desenvolvidos no âmbito de uma disciplina?

Sim, é possível a realização de trabalhos curriculares, desde que abrangidos pelo âmbito do tema do Concurso.

Qual o número mínimo e máximo de participantes por grupo?

O número mínimo de participantes por grupo é de 2 elementos e o número máximo é de 5 elementos, excluindo o docente e Project Advisor.

O que fazer se ainda não tiverem sido emitidos os cartões de estudante do presente ano letivo à data limite de inscrição?

Os participantes poderão enviar um outro documento que comprove a inscrição na respetiva instituição de ensino, como por exemplo um certificado de matrícula.

Pode-se alterar o tema do trabalho após a inscrição?

Sim, o tema do projeto poderá ser alterado posteriormente, desde que se informe devidamente a organização do Concurso através do endereço de e-mail.

Quais as datas limite para efetuar a inscrição e para entrega das versões finais dos trabalhos?

Para cada edição existem datas previamente estipuladas que podem ser consultadas no regulamento disponível no site do Concurso.

Sobre o questionário de acompanhamento e a entrega dos projetos

O preenchimento do questionário de acompanhamento é obrigatório?

Sim, o preenchimento do questionário de acompanhamento é obrigatório para todos os grupos a concurso.

Como será disponibilizado o questionário de acompanhamento?

O questionário de acompanhamento será disponibilizado por e-mail. Os questionários de acompanhamento devem ser preenchidos e enviados até à data indicada.

Como será realizada a entrega do projeto?

A entrega do projeto deve ser realizada para o e-mail do concurso e em suporte físico para a morada presente no Regulamento do Concurso. Quaisquer dúvidas sobre o procedimento poderão ser esclarecidas junto da organização do Concurso via e-mail ou contacto telefónico.

Em que tipo de ficheiros pode ser entregue o relatório?

O relatório deverá ser entregue em formato não editável – PDF. Os ficheiros podem ser enviados por wetransfer (www.wetransfer.com). Caso o grupo pretenda enviar imagens ou outros ficheiros que considere relevantes e necessários, poderão faze-lo. Caso o grupo envie diversos ficheiros deverá, por precaução, indicar quais os ficheiros incluídos no próprio relatório.

Existe a possibilidade de alterar o projeto depois de submetido?

O projeto deve ser entregue até à data final definida no regulamento, logo, o trabalho poderá ser substituído e alterado até ao limite de entrega. Será considerada como valida a última versão enviada.

Sobre a cerimónia de entrega de prémios

Todos os elementos do grupo têm obrigatoriamente de estar presentes na cerimónia de entrega de prémios?

Para ser selecionado finalista e vencedor, o grupo deverá estar representado por pelo menos um dos seus elementos. Não é necessária a presença de todos os elementos do grupo.

Todos os elementos do grupo estão obrigados a participar na apresentação do seu projeto na cerimónia de entrega de prémios?

As apresentações a realizar na cerimónia de entrega de prémios não necessitam da participação de todos os elementos do grupo. A definição de quem apresenta e de como é realizada a apresentação cabe ao próprio grupo.

É possível solicitar elementos adicionais ou outras especificidades para a realização das apresentações na cerimónia de entrega de prémios?

Não, não será permitida aos grupos a utilização de elementos adicionais durante as apresentações (alterações na luminosidade da sala ou recurso a objetos de apoio como mesas e cadeiras). Todos os grupos terão as mesmas condições de apresentação.

Qual o dress code para a cerimónia (formal ou informal)?

Não existe um dress code definido para a participação na cerimónia de entrega de prémios. No entanto, aconselha-se a adoção de um vestuário formal/business casual.

Outras questões

É possível aceder aos projetos a concurso entregues nos anos anteriores?

Não, os direitos de autor dos projetos são respeitados e os projetos de anos anteriores não serão facultados.

Como obter informação adicional técnica para a produção do projeto?

A pesquisa de informação é da responsabilidade dos próprios grupos. A análise e enquadramento fazem parte da avaliação do projeto e deverão justificar as conclusões alcançadas pelos participantes. No entanto, se a organização possuir informação adicional técnica ou sobre a Angelini Farmacêutica, disponibilizará a todos os participantes.

O valor dos prémios é para cada elemento ou é dividido por todos?

O valor do prémio será dividido pelos elementos do grupo.